Plano de Desenvolvimento de Genshin Impact Nº4 - Histórias do Personagem 01丨"Guardião Yaksha" Xiao

 

Caros Viajantes!

O tempo voa! Vocês já acompanham Genshin Impact por mais ou menos 5 meses. Como está a sua viagem no território de Teyvat? Depois do lançamento do jogo, temos recebido muitos feedbacks e conselhos preciosos que foram registrados por nós com muita atenção. Muito obrigado pelo seu apoio!

 

Muitos jogadores estão curiosos para saber as histórias por trás do design do personagem Xiao. A versão nova "Horizonte Cintilante" foi recém-lançada, junto com o personagem Xiao. Então hoje convidamos os nossos colegas de Propriedade Intelectual, ilustração e animação para compartilhar algumas histórias sobre o design do personagem Guardião Yaksha, Xiao!

 

I. Nascimento do Guardião Yaksha - Simbolismo Cultural e o Destino do Personagem

 

Olá, eu sou Zhongyuan do departamento de Propriedade Intelectual.

Nos designs dos personagens de Genshin Impact, uma coisa fundamental é identificar a essência de cada personagem, que pode diferenciá-la dos outros. Além de garantir uma boa impressão, também é necessário posicionar o personagem entre os diversos outros de Genshin Impact. Os personagens não são simplesmente pedras ou uma estátua simples, eles são um indivíduo com sentimentos próprios. Por isso, uma coisa é certa: o personagem deve ter uma boa interação com Teyvat no passado, presente e futuro. Suas características principais estabelecem seu primeiro contato com esse mundo e os princípios que guiarão todas as suas ações.

 

Xiao foi um dos primeiros personagens criados para Liyue. Ele nasceu quando nossa colega CiCi sugeriu criar um guerreiro jovem. Essa ideia foi aceita amplamente no processo de avaliação de personagens. No início, a equipe artística quis caraterizá-lo como um rapaz de absoluta beleza, enquanto os colegas de Propriedade Intelectual gostariam que ele fosse um Adeptus lindíssimo. As duas ideias eram muito semelhantes, então foi assim que nasceu o primeiro personagem com identidade de "Adpetus Poderoso e Iluminado".

 

Aposto que muitos jogadores têm bastante interesse nesse aspecto, então gostaria de falar mais sobre o que é um "Adpetus Poderoso e Iluminado" em Genshin Impact. Em Liyue, o nome Adeptus vem de "Adpetus Poderoso e Iluminado", e todos eles são imortais. Essa ideia vem da afirmação de que todos os seres que têm sete orifícios podem ser Adepti. Isso significa que os animais também podem ser Adepti. Mas os seres humanos têm uma responsabilidade muito mais significativa do que os Adepti em Teyvat. Por isso, apenas aqueles que não são humanos podem ser chamados de Adepti em Liyue. A parte dos "três olhos" no título dos Adepti refere-se ao "terceiro olho" possuído por aqueles com a habilidade de manipular a energia elemental, que para os humanos se manifesta como uma Visão. Os humanos acreditam que Adepti como a Retentora de Nuvem e o Formatador de Montanha têm um "olho interno" que funciona como uma Visão. No entanto, Xiao normalmente aparece em forma humana, então ele obedientemente porta uma Visão para cumprir a norma esperada.

 

 

Uma vez estabelecidos os princípios básicos do personagem, o passo seguinte foi desenhar sua Constelação e refinar seu contexto cultural.

 

Nos contos chineses da dinastia Ming e Qing, o termo "sanyan wuxian" normalmente se refere a Huaguang Tianwang ("Rei Celestial da Luz Radiante"), também conhecido como Comandante Numinoso Ma (马灵官 Ma Lingguan). Huaguang Tianwang é uma conhecida divindade guardiã que aparece no romance da dinastia Ming "Viagem ao Sul", no qual ele tem uma discussão com Sun Wukong. Pesquisas sobre a cultura popular também mostram que há uma conexão entre divindades conhecidas como Wuxian (五 显 "Cinco Manifestações" ou "Os Cinco Xian") e um grupo de divindades malévolas conhecidas como Wutong (五 通, "Cinco Poderes" ou "Os Cinco Tong"), incluindo os Shanxiao (山魈,"Demônio da Montanha"), que são demônios de uma perna só que devoram pessoas e que vivem nas montanhas.


Então, no nível mais oculto e fundamental da essência deste personagem, escolhemos o nome Xiao (魈) e a identidade de um guardião Adeptus. O nome Xiao é usado para esconder seu passado e representar as profundezas de sua alma. É o ponto de partida para o desenvolvimento de seu caráter e aspectos culturais.

 

Outra dimensão do design de Xiao é sua Visão Anemo e um estilo de combate ágil e rápido que inclui a habilidade única de se lançar pelo ar. Para nos mantermos fiéis a isso, decidimos criar sua constelação e habilidades em torno da ideia dos Yaksha no budismo. Estávamos combinando ideias de diferentes fontes. No entanto, o Yaksha havia se tornado uma figura bem estabelecida nas lendas a partir do final da dinastia Tang (618–907 dC). O elemento Yaksha acabou sendo uma parte crucial do design de Xiao e realmente nos ajudou a concretizar sua imagem.

 

As duas histórias arquetípicas do "guardião Yaksha" e do "comandante numinoso e suas boas ações" envolvem um espírito malévolo em uma jornada em direção ao bem, o que era consistente com a essência geral do caráter de Xiao. Além disso, sua agilidade física combinava muito bem com outro termo para os Yaksha em chinês, "espírito rápido e ágil" (捷疾 鬼 jieji gui). Ao desenvolver o conceito de Yaksha, chegamos à decisão de que outro aspecto fundamental da identidade de Xiao seria seu papel como guardião Yaksha a serviço do monarca.

 

Vale a pena mencionar outro detalhe. Existe um grupo bem conhecido de guardiões Yaksha em algumas denominações budistas conhecido como os Doze Generais Celestiais. Todos correspondem a diferentes animais no zodíaco chinês, exceto Mekhila. Em vez de ter a aparência de um galo, ele é associado ao Grande Peng com Asas Douradas, uma divindade com forma de ave. A história conta que o Grande Peng de Asas Douradas era um predador temível que comia apenas dragões. Um dia, ele não aguentou o veneno de dragão que havia consumido e morreu queimado, deixando apenas um coração de cristal para trás. Essa história pode ser aplicada aos aspectos do personagem Xiao. Além disso, seu nome também guarda uma história de evolução. É uma fusão entre o Garuda de asas douradas, uma divindade em forma de ave presente em várias religiões indianas, e o pássaro mitológico chinês chamado Peng. Isso mostra a adaptação que ocorreu no processo de sua adoção na religião chinesa. Após muita consideração, decidimos usar o Grande Peng de Asas Douradas como base para a constelação de Xiao.

 

 

Por fim, fizemos uma revisão geral do perfil do personagem Xiao. Durante esse processo, percebemos que as origens de Xiao eram muito complexas: alguns aspectos de sua identidade eram baseados em lendas folclóricas, enquanto outros se baseavam em histórias religiosas. De demônio da montanha a divindade taoísta, passando por guardião Yaksha e pássaro mitológico, ele é um personagem excepcionalmente rico formado a partir da combinação e adaptação de várias ideias. Mais importante, todos esses elementos eram consistentes entre si na narração, criando uma impressão forte e coesa sobre quem é esse personagem e contando sua história de forma detalhada e clara. Esse grau de complexidade deu a Xiao a profundidade e interesse que esperávamos com este personagem. Queríamos criar algo totalmente novo por meio da convergência e fusão de vários elementos culturais. Esperamos que o resultado final, Xiao, tenha poder, valor estético e maturidade para se tornar um verdadeiro ícone cultural.

 

O próximo passo foi moldar a personalidade e o comportamento do personagem.

 

Após consultar os colegas de ilustração, a equipe de Propriedade Intelectual refinou ainda mais os detalhes do conteúdo desse personagem. Por exemplo, todos queríamos manter a imagem distinta de um jovem guerreiro. Com isso, surgiu uma dúvida: se Xiao é um guerreiro, contra quem ou contra o que ele está lutando? Rapidamente começamos a pensar em uma guerra entre os deuses. (consulte a seção 2 deste artigo para saber como a equipe de ilustração desenvolveu o design da máscara com base nessa ideia). Uma das regras básicas do mundo de Genshin Impact é que os deuses não podem ser completamente destruídos - mesmo que a forma física de um deus seja eliminada, sua força e ímpeto continuam vivos. Os resquícios e a ira de um deus derrotado permanecerão no mundo, aguardando a oportunidade para espalhar o caos. Alguém precisa manter Liyue a salvo dessa ameaça.


Decidimos lançar Xiao no Ritual de Lanternas devido ao costume chinês de afastar os espíritos malignos no ano novo, já que Xiao cumpre o papel de protetor em Liyue.

 

Quando os festivais chegam, as pessoas acendem incensos e oram, pedindo pela proteção dos Adepti.
Mas eles não oram para Xiao.
Xiao não traz bons presságios nem estrelas da sorte - ele é um Yaksha caçador de demônios.
Depois que as luzes das lanternas de Liyue se apagam, essas batalhas não parecem ter fim, nem vencedor. Não há testemunhas, nem gratidão.

 

A primeira impressão que o Viajante tem de Xiao é provavelmente a de um indivíduo silencioso e pensativo. Um lutador corajoso e competente, mas assombrado por um grande sofrimento. Esse sofrimento vem de dentro do próprio Xiao. Os anos de batalha intensa e sem fim contra os resquícios dos deuses derrotados o levaram a se resignar ao fato de que lutar é a única coisa que ele sabe fazer. Outro aspecto é que esses resquícios têm um efeito negativo sobre ele. Os massacres constantes colocam uma grande carma sobre ele, causando-lhe angústia mental e espiritual.


Esse sofrimento interior está presente no design de suas habilidades: quando Xiao usa Dança Nuo da Conquista do Mal, ele coloca uma máscara que aumenta suas habilidades de combate, mas que consome continuamente sua vida. Isso mostra a grande dor que ele deve suportar ao usar esse poder.

 

Após passar um tempo com Xiao, o Viajante pode sentir que, no fundo, ele tem um lado gentil. Xiao não é de forma alguma um indivíduo cruel e insensível, ele apenas reluta em mostrar suas emoções aos outros.

 

Xiao sempre mantém distância da agitação da sociedade humana. Não porque ele não se importe com a humanidade, mas por causa de seu papel como protetor. Ele deve travar uma guerra contra as forças das trevas longe da vista dos humanos e suportar um sofrimento que eles não entenderiam. Apesar disso, ele não despreza a humanidade. Os humanos são a base de seu contrato milenar com Rex Lapis e a razão pela qual ele luta silenciosamente para proteger todas as almas vivas em Liyue.

 

 

O primeiro convite do jogador a Xiao é ir ao Ritual de Lanternas juntos para sentir a atmosfera. Xiao instintivamente recusa pedidos dessa natureza - não porque não goste da ideia, mas apenas prefere evitá-la. Para Xiao, que vive há milênios, o mundo humano é um flash de luz brilhante, mas fugaz; uma nuvem passageira; fogos de artifício no horizonte. Sendo o responsável pela proteção dessas atividades, ele é como um animal enjaulado perto de uma fogueira: tem medo, mas também muita curiosidade. Após observar tudo à distância por tanto tempo, ele não saberia como se juntar à multidão, mesmo se tentasse.


As lanternas sobem no céu noturno, como se brilhassem junto com as estrelas. Xiao observa essa bela visão sozinho do topo de uma montanha. Como qualquer outra pessoa, experimenta os sentimentos por trás do evento e entende que as pessoas criam essas coisas belas em memória daqueles que lutaram ao seu lado. Como alguém que viveu os acontecimentos do passado e se lembra de tudo, naturalmente ele é capaz de apreciar os votos de felicidade que as lanternas representam. Ele sabe o que é gentileza e gratidão, mas não sabe como interagir com as pessoas comuns, e nem qual é o seu lugar entre toda a agitação e o barulho. Essa existência solitária é a fonte de sua melancolia. Isso fez com que o tempo parasse, levando-o a ter uma mentalidade muito jovem até hoje.

 

Na missão principal de Liyue, Xiao ajudou o Viajante em um momento de perigo. Na Versão 1.3 "Horizonte Cintilante", convidamos os Viajantes mais uma vez a vivenciar uma história que oferece um vislumbre da natureza gentil que Xiao raramente mostra, bem como a confiança que ele deposita em você, escondida no fundo de seu coração.

 

II. Silhueta de Jovem - Designs Originais Detalhados

 

Olá, somos D e Suisui da equipe de artes de Genshin Impact. Nós desenvolvemos as ilustrações de Xiao.

 

Após uma discussão inicial, produzimos um primeiro esboço do design de Xiao baseado no conceito de jovem guerreiro. Como podem ver, a expressão de Xiao nesta versão está longe de ser tão séria quanto a de hoje. Ele tem um temperamento mais gentil e está sorrindo. Dessa forma, ele captura uma noção mais tradicional de como um imortal daoísta (ou, em termos de Genshin Impact, um Adeptus) deve se parecer. Após mais algumas discussões com colegas do setor de Propriedade Intelectual e levando em consideração sua história, escolhemos a versão verde.

 

 

Xiao é um Adeptus que protege Liyue. No decorrer de sua longa batalha contra os resquícios dos deuses derrotados em toda Liyue, ele foi envenenado com essa energia nefasta. Com base nesse enredo, a parte superior do corpo de Xiao usa as cores branco e verde, que representam o Adeptus e têm relação com sua Visão Anemo. Na parte inferior de seu corpo, usamos cores mais escuras para representar a escuridão e a malignidade que existe dentro dele.

 

 

Com base nesses mesmos princípios, criamos um cabelo escuro com mechas e também desenvolvemos uma combinação entre claro e escuro em suas animações de ataque. A escuridão representa o poder destrutivo da batalha feroz, enquanto os fragmentos e orbes de luz que ele lança vêm do fato de que ele é um Adeptus.

 

 

Sua aparência jovem esconde seus mais de dois mil anos de idade.
No entanto, ninguém se atreve a menosprezá-lo. O simples fato de conhecê-lo deixa claro que ele não deve ser subestimado.
Xiao é um homem perigoso e de poucas palavras e seu olhar é tão penetrante quanto uma lâmina.

 

Considerando a verdadeira idade de Xiao e sua identidade como um Adeptus, demos a ele alguns acessórios de jade para aumentar a sensação de longevidade e mistério. Assim, suas pernas, pulsos e ombros são decorados com jades e vários objetos com desenhos simples. Por ter uma beleza marcante, criamos suas roupas (principalmente na parte superior do corpo) com um design mais moderno, mostrando sua vibração e agilidade.

 

Por um lado, Xiao é um Adeptus imortal. Por outro, ele é um jovem guerreiro. Essa é uma grande variação na imagem e representou um desafio significativo para nós do ponto de vista artístico. Tradicionalmente, um imortal é imaginado como uma figura erudita que usa túnicas longas e esvoaçantes com mangas largas, e que tem movimentos de mãos e pés bastante discretos. Mas Xiao, um mestre na arte do combate com lanças e um Yaksha veloz, precisava de roupas que oferecessem proteção e liberdade de movimento. Além disso, também sabíamos que havia limites estritos para quaisquer partes soltas de seu traje pois poderiam ser cortadas na modelagem 3D.

 

Então fizemos roupas justas e de mangas curtas para Xiao, colocamos luvas leves em seus pulsos e adicionamos alguns apetrechos religiosos, como um incensário e um vajra. Enquanto isso, as tiras e faixas em volta da cintura são decoradas com desenhos de nuvens para dar uma sensação de antiguidade. Dessa forma, unimos praticidade e espiritualidade.

 

 

Dança Nuo da Conquista do Mal — As seis palavras que resumem o que Xiao experimentou nos últimos milênios, de acordo com os governantes de Liyue que sabem a verdade sobre ele.

 

No desenho da máscara de Xiao, referenciamos aspectos das máscaras tradicionalmente usadas em rituais de exorcismo como parte da religião popular Nuo (傩).

 

As cores principais usadas nessas máscaras são preto, azul e dourado. Os olhos são brilhantes, mas não extravagantes. Em geral, eles parecem solenes, mas também misteriosos. Os olhos esbugalhados, as presas e os chifres de aparência sinistra instilam o medo no observador. O olho no centro da testa representa a onisciência e os desenhos de chamas deixam elas ainda mais imponentes, com a intenção de fazer com que todos se encolham de medo.

 

 

O lançamento de Xiao coincide com o antigo festival do Ritual de Lanternas. Gostaríamos de aproveitar essa ocasião histórica para prestar nossos melhores votos a todos - o fim dos males que assolam o mundo real e daqueles que enfrentamos no mundo de Teyvat. Para os fãs de Xiao que estão lendo isso, esperamos que ao aprender um pouco sobre os fundamentos do design vocês tenham entendido melhor e se conectado com esse personagem.

 

III. Eliminando Demônios: Animação e Depuração

 

Caros Viajantes. Aqui é Xiaolong, do departamento de animação de Genshin Impact.

 

Quando o trabalho em Genshin Impact começou, a equipe de animação estabeleceu um objetivo bastante desafiador - dar aos jogadores uma experiência de animação tão suave quanto assistir a uma animação de longa metragem. Para atingir esse objetivo, investimos uma quantidade significativa de tempo e recursos para deixar os movimentos dos personagens naturais e polidos. Queríamos que os jogadores vissem essas animações muitas vezes sem se cansar delas.

 

Quando recebemos o perfil e a arte conceitual do personagem, toda a equipe de animação ficou muito animada. "Conquistador de Demônios", "Guardião Yaksha", "Adeptus Poderoso e Iluminado"... Quando a imagem do protetor de Liyue surgiu diante de nossos olhos, com aparência e força de combate devastadoras, todos na equipe queriam fazer parte disso. Sentimos que, de certo modo, o departamento de Propriedade Intelectual e o de ilustração haviam criado sua alma, e nosso trabalho como animadores era colocá-la em seu corpo.

 

Como um personagem Liyue, os movimentos de Xiao naturalmente tiveram que incorporar alguns elementos orientais. A ideia de um herói clássico das artes marciais imediatamente surgiu em minha mente, e pensei: "Preciso capturar algo dessa estética oriental icônica para mostrar aos jogadores ao redor do mundo, mesmo que seja apenas um pequeno vislumbre dela".

 

Em termos de como combinar o combate com lanças e os elementos orientais, naturalmente tínhamos muita tradição em artes marciais para nos inspirar. Mas como um Adeptus que lutou incontáveis batalhas no passado, Xiao dificilmente poderia se limitar apenas a técnicas físicas. Por um lado, a maneira como o animaríamos precisava incluir elementos orientais. Por outro, precisava capturar o estilo de combate rápido e decisivo de um Guardião Yaksha que aprimorou suas habilidades ao longo de milhares de anos.

 

 

Na terceira fase do Ataque Normal de Xiao, ele dá uma cambalhota para o lado. Normalmente, após fazer isso, um corpo continuaria em movimento devido à força de impulso. Mas para mostrar a habilidade física rápida e ágil de Xiao, recorremos às habilidades do parkour e à ideia das artes marciais chinesas de que o corpo é "leve como uma folha". Assim, Xiao termina o movimento de forma suave e controlada após girar no ar.

 

Trecho de "O Retorno do Dragão: A Cidade Perdida"

 

 

 

O Tipo Elemental de Xiao é Anemo e seu perfil diz que ele tem fortes habilidades de autopropulsão. Após discutirmos, decidimos que queríamos que o efeito visual da Habilidade Elemental de Xiao fosse como uma flecha voando em linha reta no ar. Quando a habilidade termina, ele desliza pelo chão enquanto se vira lentamente, fazendo um movimento gracioso sem grande esforço.

 

Trecho de "Detetive D: O Dragão do Mar"

 

 

 

Como mencionado antes, queríamos fazer com que tudo parecesse o mais polido possível. Isso significava acertar muitos detalhes. Cada parte das roupas e cada fio de cabelo foi avaliado repetidamente por um animador. Após analisar inúmeros efeitos de movimento produzidos com simulação dinâmica, selecionamos o que gostamos mais e ajustamos cada minuto para finalmente produzir o heróico Guardião Yaksha com o qual ficamos felizes. Seus movimentos são cheios de energia explosiva e velocidade, e sua postura é sempre perfeita.

 

 

Não poderíamos falar sobre Xiao sem mencionar sua máscara, um elemento essencial que aparece tanto em seu Supremo quanto em suas animações inativas. Ao longo dos milênios, Xiao lutou constantemente com os resquícios dos deuses derrotados e vários tipos de monstros. Enquanto isso, o fardo da dívida cármica constantemente se acumula dentro dele. Quando ele coloca sua máscara, essa dívida cármica se manifesta fora de seu corpo, aumentando muito tanto suas habilidades de combate quanto o sofrimento que ele deve suportar. Mesmo assim, dia após dia, ele continua usando a máscara para proteger Liyue. Dia após dia, ele cumpre seu contrato fielmente.

 

 

De acordo com o perfil de Xiao, seu elemento mais profundo e escondido é a gentileza. Quando todas as identidades e rótulos são deixados de lado, Xiao demonstra um lado gentil através de sua curiosidade pelos fenômenos do mundo humano. Mas ele é muito reticente em mostrar esse lado para os outros. Esse aspecto foi muito difícil de capturar em suas animações, então no fim das contas criamos uma animação inativa que conta uma pequena história. Uma centelha de luz que parece estar viva se aproxima. Xiao estende a mão para fazer contato com ela, mas sua constituição devastada pelo carma afugenta o espírito. Ele sabia que esse resultado seria inevitável e fica triste.


Foi necessário esse tipo de conflito entre emoções complexas para transmitir a riqueza desse personagem e dar vida a sua alma.

 

 

Para aperfeiçoar a forma como Xiao é apresentado, nossa equipe de captura de movimentos usou uma tecnologia óptica, que captura dados de alta precisão para recriar com exatidão os detalhes mais sutis dos membros do ator usado para a captura dos movimentos. Enquanto isso, movimentos de combate mais complexos que não podiam ser facilmente recriados na vida real exigiram que o animador analisasse e ajustasse a posição de cada osso e o movimento de cada tira de tecido. Em conjunto com uma animação suave e natural, isso acrescentou um elemento de exagero e novidade.

 

Estamos atualmente no processo de pesquisa e desenvolvimento de estilos de animação para personagens de várias regiões do futuro. Nosso sonho sempre foi criar personagens originais e dinâmicos, construir um mundo de fantasia vibrante e desenvolver totalmente as diversas culturas das regiões de Teyvat. Embora existam muitos desafios a serem enfrentados no caminho, sentimos que vale a pena lutar pela chance de entregar a vocês um produto que seja o resultado da nossa dedicação.


Obrigado a todos os nossos colegas que trabalharam neste artigo. Esperamos que todos que estejam lendo tenham aprendido algo novo sobre como desenvolvemos os personagens de Genshin Impact.


Deixe um comentário se houver algum aspecto da pesquisa ou desenvolvimento de Genshin Impact em que você esteja interessado. Continuaremos a convidar colegas de diferentes departamentos para compartilhar suas experiências e reflexões.
 

Gostaríamos de agradecer novamente a todos os Viajantes pelo interesse e apoio de sempre. Até logo!


Clique aqui para compartilhar suas opiniões no fórum oficial (HoYoLAB) >>>